Janela de Conversão e Vendas Atribuídas

Modificado em Thu, 18 May 2023 na (o) 01:30 PM

O que é Janela de Conversão?

É o intervalo de tempo (em dias) entre a data de um contato realizado no Oto e um pedido realizado por um cliente.
A Janela de Conversão pode ser usada para:

  • Identificar a média de tempo que os clientes levam desde o momento em que são contatados até o ato da compra. 

  • Analisar o volume de vendas atribuídas de um determinado período.

As vendas atribuídas podem ser analisadas em 4 locais diferentes:
  • Relatório de Sugestões

Neste relatório, as vendas são atribuídas quando referem-se a vendas que foram resultado de alguma sugestão. Da mesma forma, estas vendas serão atribuídas aos vendedores que realizaram o contato aos clientes que realizaram as compras, mesmo não tendo sido eles quem de fato realizaram as vendas.

O relatório de sugestões olha para o contato. Pode ser que dentro da janela, aquele contato tenha gerado mais de uma venda.

  • Relatório de Vendas

Neste relatório, as vendas atribuídas referem-se a vendas que foram realizadas por qualquer vendedor, mas que tenham obrigatoriamente sido antecipadas por um contato que tenha ocorrido dentro da janela de conversão.
O relatório de vendas, como a dimensão é a venda, nunca vai contar uma mesma venda duas vezes. Ele também busca apenas um contato, o mais recente.

Os relatórios têm objetivos diferentes: O relatório de sugestões quer medir a eficácia de uma campanha, a abordagem de um vendedor e o engajamento de uma loja. Enquanto o de vendas olha o faturamento da loja, e o quanto disso foi influência do CRM.


O relatório de sugestões é mais recomendado para análises de campanha, segmentação, engajamento dos vendedores e lojas. Já o relatório de vendas é o mais recomendado para report de resultados para diretoria, para parabenizar os vendedores e acompanhar metas. O relatório de vendas só mostra como faturamento, os pedidos que a loja faturou de fato. Enquanto no relatório de sugestões, filtrando por uma loja, pode haver sugestões que ela fez, mas que a venda foi em outra.

Como os dois relatórios são visões de análise diferentes, eles têm diferença entre como é calculada a receita atribuída. Para o objetivo de parabenizar vendedores e reportar resultado, o relatório de vendas é mais apropriado, visto que ele é baseado não só na influência dos contatos ou campanhas, mas no que foi efetivamente faturado por cada loja / vendedor.
  • Vendas a partir de contatos App visão Gerente

Aqui as vendas atribuídas referem-se a vendas que foram realizadas pela loja selecionada (no app só é possível ver dados de uma loja por vez). O gerente da loja Moema vai ver todas as vendas feitas na loja Moema, independente do vendedor, contanto que os contatos também tenham sido feitos por pessoas dessa loja. As vendas de João, mesmo de contatos feitos por Maria, vão aparecer para o gerente da loja, contanto que João e Maria trabalhem na mesma loja.

  • Vendas a partir de contatos App visão Vendedor

Aqui as vendas atribuídas referem-se a vendas que foram realizadas pelo vendedor e cujo contato também foi realizado por esse mesmo vendedor. Ou seja, o João só pode ver vendas que ele realizou o contato e a venda. Então a venda que João realizou, mas que a Maria fez o contato, não é vista pelo vendedor, só pelo gerente.

Para mais informações, assista a aula sobre este tema no Oto Academy. 

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