Campos Customizados

Modificado em Wed, 08 Feb 2023 na (o) 08:13 PM

A utilização de Campos Customizados contribui para a segmentação de audiências ainda mais precisas e para a personalização de mensagens em escala no Oto. 

Com esta funcionalidade, sua marca pode enviar informações adicionais ao Oto para personalizar ainda mais sua experiência e de seus vendedores na plataforma.  

Neste artigo, você aprenderá como Configurar seus Campos Customizados e como utilizá-los.

Configuração

Passo a passo:

  • Nesta página, você configura quais são os campos customizados que sua marca está enviando ao Oto na tabela de dados. Este cadastro não irá alterar sua base de dados, ele apenas informa ao sistema como o Oto deve interpretar cada dado e onde ele deve ser utilizado.

  • Ao abrir a seleção de Campo, aparecerá uma lista com os Campos Customizados que ainda não foram configurados. 

1) A marca deve preencher e enviar ao Oto essas colunas nas tabelas de dados, para que sejam usados na plataforma. 

2) Junto ao recebimento dos dados, a marca deve configurar o nome, tipo e finalidade de uso para cada campo customizado.

  • O recebimento dos dados nas colunas corretas por parte do Oto é um requisito fundamental para o funcionamento dos Campos Customizados.

No campo Nome, digite um nome para o campo customizado e no campo Tipo, selecione o formato em que o dado é disponibilizado.

  • Conheça abaixo os formatos dos tipos de dados:

Decimal - Formato: ex 10,00

Booliano - Formato: 1 ou 0

Data - Formato: yyyy-mm-dd

Inteiro - Formato: número inteiro

Texto - Formato: texto

Exibir Campo Customizado no App

  • Se essa informação for relevante para vendedores consultarem no perfil do cliente, selecione a opção Exibir no app.
  • Ao selecionar a opção Exibir no app, aparecerá dois novos campos para serem preenchidos conforme abaixo:

  • Digite um prefixo e um sufixo para dar contexto aos vendedores. Exemplo:

Nesta frase - Saldo de R$20,00 em cashback - o “Saldo de” é o prefixo, “R$20,00” é o valor enviado no campo customizado e “em cashback” é o sufixo.

Prefixo: Saldo de R$20,00 em cashback

Sufixo: Saldo de R$20,00 em cashback

O prefixo e o sufixo são opcionais, mas podem ajudar seus vendedores a compreenderem a informação caso o Campo Customizado enviado não seja auto explicativo.

Usar Campo Customizado nas mensagens

  • Para utilizar o campo customizado como uma variável nos textos das mensagens das campanhas, selecione a opção Variável para mensagens e dê um nome a esta variável.
  • Após preencher todos os campos, clique em Salvar e finalize o processo.

Segmentação de Audiências

Passo a passo:

  • Na etapa de Incluir e Adicionar condição, procure as opções disponíveis em Campos Customizados. Aqui, os campos que sua marca enviar poderão ser usados como condições de  segmentação de sua audiência.

Personalização de Mensagens 

Passo a passo:

Acesse https://analytics.otocrm.com.br/, clique no Oto > Mensagens > Nova mensagem

  • Utilize o campo Buscar variável para encontrar os Campos Customizados e arraste-os para dentro da Mensagem. 
  • Clique em Pré-visualizar para ter um exemplo da mensagem final que o destinatário irá receber. 

Para finalizar, clique em Adicionar mensagem.

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